quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Ainda sobre craques

Relutei em continuar escrevendo sobre craques. Nem sempre há compreensão. Mas, como ficou claro no longo debate, a questão é puramente conceitual. Para uns, o bom momento já eleva o cidadão à condição de craque. Já para outros...
Confesso que prefiro ser mais exigente. Não sei se estou certo ou errado. Mas, por ora, estou satisfeito com a minha opção.
Antes de citar os craques que vi jogar, peço licença para duas considerações:
1) Vou me restringir apenas aos jogadores nascidos no Brasil e que tenha acompanhado a carreira nem que seja pela televisão (década de 90 para frente).
2) Vi o Zico jogar muito pouco, por isso estou excluindo o Galinho de Quintino da minha lista.

Minha relação de craques:
Romário (o maior de todos - gênio);
Ronaldo (gênio);
Rivaldo;
Ronaldinho Gaúcho;
Kaká *

Até outro dia relutava em colocar o ex-são-paulino na listagem por achar que ainda faltava ao pastor brilhar em uma Copa do Mundo. Porém, depois do que fez em 2007, me rendi.

Para fechar o comentário, gostaria, sinceramente, de poder acrescentar mais dois nomes ao grupo. Porém, o meu rigoroso critério impede de chamar o Júnior (ex-Flamengo) e o Alex (Fenerbahçe) de craque. Uma pena. Então, como diria o grande Vinícius, ambos são excelentes jogadores – ou quase craques. Entendido???

2 comentários:

Vinas disse...

No post em que sugeri uma escala para classificação do nível dos jogadores, escrevi que, para mim, só Pelé e Garrincha eram gênios. Repensei o meu posicionamento após este post do Duduca. Eu mesmo sempre considerei mais sensato dar opiniões, sobretudo as comparativas, apenas acerca de atletas que vi jogar. Dizem que o Pelé foi o maior de todos os tempos. Alguns colocam o Garrincha ao lado dele. As imagens que temos dos dois dão uma idéia do que significaram para o futebol. Foram gênios. É o que dizem.
Mas eu não posso dizer isso, com minhas palavras. Não os vi atuando. Portanto, vai aqui a minha nova lista dos craques e gênios (sim, pensando bem, alguns são gênios) que vi jogar - como o Duduca, também a partir da década de 1990:

* Romário - Gênio (o melhor)
* Ronaldo Fenômeno - Gênio
* Rivaldo - Craque
* Ronaldinho Gaúcho - Craque
* Ricardo (Kaká) - Craque
* Robinho - Excelente jogador; vou chamá-lo de craque depois do título do Real.

Obs: A lista é a mesma do Duduca; só a refiz, incluindo o Robinho (quase-craque) e chamando o Kaká de Ricardo para escancarar a grande coincidência de todos esses craques terem nomes começados com "R". Deve ser algo cósmico. Por isso, já decidi! O nome do meu filho vai começar com "R", seja Rosinei ou Reinaldo! Quero aumentar minhas chances de ter um craque na família!! Hehehehe

Marcelo disse...

Craques:

Romário
Ronaldo
Ronaldinho Gaúcho
Kaká
Pato
Rivaldo
Robinho
Alex
Taffarel
Rogério Ceni
Bebeto
Roberto Carlos
Raí
Edmundo

Todos craques. Todos são ou foram excepcionais jogadores, marcaram época, são referências. Enfim, esses caras são fodas! Deixei Cafu e Dunga de fora porque num quesito muito importante, a técnica, eles estão muito abaixo dos outros. E o Júnior, lembrado pelo Duduca, não coloquei porque não me lembro muito dele jogando.