quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Escala

Gostei da escala feita pelo Vinícius, de 1 a 9. Em especial, a nona categoria, muito bem lembrada. Mas gostei, principalmente, porque analisando por estas escalas nossas opiniões ficariam muito parecidas, comprovando que a discussão só existe por falta de critério.

Por exemplo, no caso de Nilmar, Rafael Sóbis e Daniel Carvalho, eu colocaria o Nilmar como excelente jogador, enquanto os outros dois seriam muito bons jogadores, assim como o Diego. Concordando com o Vinícius, eu também diria que Carlos Alberto e Vagner Love são "apenas" bons jogadores.

Mas faltou ainda abordar a questão do momento. Hoje, o Romário e o Ronaldo "Fenômeno" são craques? Claro que não, embora já tenham sido e assim serão lembrados, com toda justiça. Portanto, quando digo que Pato e Robinho são craques, é pelo o que eles fizeram nestes poucos anos e estão fazendo. Obviamente, não podemos comparar a carreira do Pato com a do Ronaldo.

Para finalizar, alguém lembra do segundo post deste blog? Vou colocar aqui o que nosso grande Vinícius escreveu: "Mas, o fato é que, enquanto eu resmungo, o Pierino tem a chance de ver de perto o verdadeiro talento brasileiro, no Milan, onde Kaká, Ronaldo e Pato (que só é craque porque nasceu no Paraná, e não porque fez uns dois treinos no Inter) começam a dar show".

Independente de escala ou critério, a verdade é que jogadores diferenciados são denominados craques pela imprensa, pelos torcedores, por bloguistas, etc. E ficaria muito chato se não fosse assim.

2 comentários:

Vinas disse...

Por pontos:
- acho o Nilmar um jogador muito bom, mais próximo de se tornar excelente do que o Sóbis e o Daniel Carvalho (talvez se ele parar de se lesionar consiga atingir esse nível);
- os jogadores devem ser lembrados pelo seu melhor futebol, para fins de ranqueamento como "craques". Ou o Pelé não entraria na lista como gênio. É claro que o Pato joga, hoje, mais do que o Romário. Mas devemos considerar o conjunto da obra, com ênfase na melhor fase. Dessa forma, o Pato ainda precisa nadar muito para virar cisne e chegar ao nível de Romário e Ronaldo.
- para você ver como é uma questão terminológica... disse, de fato, que o Pato é "craque" em um post... erro de termo... analisando com mais critério, como fiz no último post, não o considero "craque" ainda... ou você sabe diferenciar um pato de um ganso, um marreco ou um cisne, logo à primeira olhada? Hehehe...

Marcelo disse...

Hehehe... Realmente, é bem difícil diferenciar um marreco de um cisne...