terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Esperar o quê?

Este assunto sobre craques e ídolos é tão interessante e polêmico que não vou fazer apenas um comentário, mas sim um texto sobre o tema.

Em primeiro lugar, Pato é craque. Assim como o Robinho já era na época do Santos, o Ronaldinho nos tempos de Grêmio e o Kaká quando ainda era garoto no São Paulo. Craque é craque, não importa a idade.

Em segundo lugar, já que foi mencionado os tempos da faculdade, quando eu me referia a Nilmar como craque (engraçado como ele passou a ser bem melhor analisado quando jogou no Corinthians), também lembro de comentários de meus colegas. Recordo bem que alguns diziam que Diego era mais jogador que Robinho (era um "jogador pronto", diziam), outros que Vagner Love era um baita atacante. Sem falar em Carlos Alberto, Roger, Lenny, Gustavo Nery... Não é uma crítica, acho que é assim mesmo que deve ser. Não sabemos se estaremos aqui discutindo futebol quando Pato tiver 30 anos e a carreira consolidada. O que temos é o presente, e, hoje, o cara é foda.

Quem tem que esperar e ir devagar, com calma, é o jogador e, talvez, o treinador (embora eu ache que o Ancelotti está certíssimo em colocá-lo como titular, enquanto o Dunga só está perdendo tempo ao não convocá-lo para a seleção principal). Nós, meros amantes do esporte, temos que deixar de lado esta frescura e nos empolgarmos com o futebol bem jogado, independente do time que jogue ou da idade do cidadão.

Obs: Só para não ficar sem uma cutucada, acho que não são os colorados que sofrem do "mal" de elogiar os jogadores. Talvez sejam os flamenguistas que, nos últimos anos se acostumaram a ver apenas jogadores medíocres no seu time, e não conseguem mais diferenciar os atletas. Quem sabe quando surgir um jogador com grande potencial no Mengão (como Nilmar, Daniel Carvalho, Rafael Sóbis e Pato), a mente fique mais aberta.

2 comentários:

Duduca disse...

Acho que não era necessário apelar. Menos, bem menos, quase nada. Mas, fazer o que... Cada um sabe o que escreve - e por conseqüência escreve. Não vou entrar nessa provogação barata de Inter e Flamengo. Deixa pra lá.
Achava sim, na época, que o Diego era um jogador pronto (fui eu que falei, pode citar). E que o Robinho precisava evoluir. Talvez tenha me equivocado (mesmo que parcialmente, já que gosto muito do ex-camisa 10 santista). E quem não erra?
Sobre craque ou não craque, aí vai do conceito de cada um para a palavra. Não considero, neste momento, Pato e Robinho craques. É a minha modesta opinião.
Mas, como nem sempre tenho a razão... Graças a Deus. E viva a divergência - com educação é claro!!!

Marcelo disse...

Realmente, a provocação Inter e Flamengo foi apenas uma brincadeira, daquelas normais em conversas sobre futebol. Mas, fora isso, não tem nada de mais no que escrevi... Não entendi... Se não fui educado, peço desculpas. Não foi minha intenção ofender ninguém.