terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Craques...

Caros... Sei que sou apenas um torcedor do Botafogo, acostumado a ver jogadores medíocres no meu time. Mas talvez por isso mesmo eu consiga ser mais imparcial do que outros colegas absoluta e compreensivelmente exagerados em relação à verdadeira qualidade de "seus jogadores". Na falta de perspectivas para o meu clube, tenho torcido mesmo é pelo bom futebol, vista ele o uniforme que for.

Diante disso, vamos lá. Talvez a confusão que está sendo criada aqui seja meramente terminológica. Talvez alguns sejam mais parcimoniosos que outros para conferir o título de "craque" a um determinado jogador. Talvez cada um entenda que o termo "craque" deva ser empregado a um nível de futebolista - uns são mais exigentes, outros menos. Os critérios são muitos... O craque precisa ser um grande driblador? Precisa ser goleador? Precisa ser "versátil" (o termo da moda)? Um zagueiro pode ser craque (ou isso é coisa da década de 1950)?

A questão é difícil. Afinal, é quase impossível haver concordância a respeito de índices comparativos. Claro que há as estatísticas. Mas elas também devem ser analisadas com parcimônia. Vejamos. Craque é o jogador que ganha títulos? Então o Vítor, ex-lateral-direito de São Paulo, Corinthians, Cruzeiro, Vasco e Real Madrid (lembram dele, né?), é um dos maiores jogadores de todos os tempos. Ele conquistou quatro títulos da Libertadores (é o único brasileiro com esse handicap), um Mundial Inteclubes, dois Paulistas, duas Copas do Brasil... Craque é o jogador que faz muitos gols? Então o Túlio Maravilha é mais craque que o Ronaldinho Gaúcho!

Ilustro a idéia com um trecho retirado do Blog do Jorge Santana (http://cruzeiro.org/blog):

"Há tempos ouvi o Zico dizer: 'craque é quem desequilibra 9 em 10 partidas'. Por esses dias, Dunga repetiu o que só quem joga sabe. E o que cartolas, torcedores e jornalistas não percebem. Acossado pelas críticas por, vez ou outra, deixar Kaká e R10 no banco, o treinador da Seleção deu seu recado: 'O craque decide 8 em cada 10 jogos; quem decide 2 ou 3 é jogador acima da média, mas não é craque.'"

Acho muito improvável que um dia se chegue a uma fórmula para indicar se determinado jogador é "craque" ou não. Até porque, como já escrevi, penso que o termo "craque" é utilizado de acordo com o nível de exigência de cada um. Um jogador de "bom nível" para um é "craque" para outro.

Enfim, sobre as polêmicas levantadas, especificamente, gostaria de colocar a minha opinião. Acho que craque é o nível máximo que um futebolista pode atingir antes de virar "gênio" (Pelé e Garrincha, apenas, na minha modesta concepção). Para isso, precisa provar, ao longo de algum tempo, que é um jogador de nível alto. Não é uma temporada que outorga ao atleta a alcunha de "craque" - é enorme o número de jogadores que arrebentam em um ano e somem no outro. Há, sim, muitos futebolistas - sobretudo no Brasil - que têm muito talento e potencial. Mas talento e potencial não são suficientes. Exemplo: o Denilson, aquele que só dribla, tem um talento excepcional e tinha um potencial absurdo (o Bétis apostou milhões nisso), mas nunca chegou a ser craque.

Para mim, o Pato tem um talento formidável, que salta aos olhos. Um diamante bruto. Mas ainda precisa amadurecer um tanto até se tornar craque - discordo do Vellinho quando diz que o Robinho e o Kaká já eram craques no Santos e no São Paulo. Aliás, eu tenho mais confiança de que o Pato vai virar um tremendo craque do que tinha em relação ao Robinho e ao Kaká - o Robinho, por sinal, eu só vou afirmar que é craque se continuar jogando a bola atual e levar o Real ao título espanhol. Acho que o Pato tem tudo para ser o grande jogador brasileiro (e mundial, ao lado do Messi) dos próximos dez anos. Mas vamos com calma. Ainda não o é.

Sobre outros nomes que surgiram, dou-lhes o meu pitaco - para mim, a escala é: 1) gênio; 2) craque; 3) excelente jogador; 4) muito bom jogador; 5) bom jogador; 6) jogador mediano; 7) jogador ruim; 8) perna-de-pau; 9) o Giba, aquele nosso amigo que não sabe com qual dos dois pés chuta:

- Os ex-colorados Nilmar, Daniel Carvalho e Sóbis são muito bons jogadores. Não craques;

- O Diego (ex-Santos) eu acho um jogador muito bom. Não craque. Mas, de fato, eu também acho que ele estava "mais pronto" do que o Robinho, quando surgiu no Santos. Hoje, contudo, o Robinho amadureceu, deixou de ser apenas o magrelinho das pedaladas, e é quase craque;

- Do Vágner Love eu nunca gostei. É um jogador bom (e olhem lá);

- O Carlos Alberto é um bom jogador, mas um "fanfarrão".

- Me recuso a falar de Gustavo Nery.

PS: Notem que não envolvi o termo "ídolo". Isso é outra coisa. É reconhecimento da torcida, só. O Gattuso é ídolo da torcida italiana e, para mim, não entrava nem no nosso time de society, das quintas à noite.

5 comentários:

GOTTI, Pierino disse...

Para o Marcelo idolo é aquele que passou pelo Inter. E depois Genaro Gattuso é idolo para a torcida sim, mas nao pela qualidade tecnica, mas sim pela grinta e raça com que joga futebol ou chute-box.

Duduca disse...

Eu dei baixa. Mesa-redonda agora só com quem não é tão fanático. Ou, como diria um amigo nosso... Deixa pra lá.

Marcelo disse...

Excelente texto! Explicou bem a questão da terminologia. Enquanto para uns existem dez craques no mundo, para outros existem mil. É apenas questão de critério. (E, convenhamos, se craque for aquele que desequilibra em 9 de cada 10 jogos, eu nunca vi nenhum. Creio que nem mesmo o Zico, autor da expressão, se encaixaria).

Só não entro nesta questão da imparcialidade. Afinal, acho difícil que alguém se considere menos imparcial que o outro.

Vinas disse...

Pois eu entro na questão da imparcialidade... É claro que a total imparcialidade é impossível, mas acho que ela pode ser, de certa forma, mensurada. Acredite, Vellinho, é bem fácil notar quem é mais parcial (mais fanático) e menos parcial (menos fanático). Hehehe... Há diferenças entre torcer (menor parcialidade) e ser fanático (absoluta parcialidade)... Tem colorado que cola no corpo qualquer absorvente sujo achando que é adesivo do Inter... Hehehe... Apelei, foi mal! Abraços a todos os colorados do mundo!

Marcelo disse...

Opa, por favor, não vamos confundir fanatismo com parcialidade. Não estamos discutindo até que ponto cada um aqui torce para seu time. Mas não é porque torço pro Inter que vou achar o Maycon um ótimo volante ou o Gil um atacante sensasional. Inclusive, por torcer tanto, assisto a todos os jogos e, com certeza, sou muito mais crítico com relação aos jogadores do Inter do que aqueles que só acompanham pelos comentários gerais.